As pessoas com deficiências ficaram por muito tempo escondidas do convívio social. Só que nos últimos trinta anos, um novo conceito surgiu: inclusão, ganhando toda a sociedade brasileira e chegou às faculdades de psicologia. Área que tem muito a colaborar nesse processo.
E quais devem ser as atuações dos psicólogos na construção de uma sociedade igualitária para todos, incluindo em seu contexto essas pessoas?
Em um universo com tantas informações fragmentadas e espalhadas, o livro “Psicologia E Inclusão – Atuações Psicológicas Em Pessoas Com Deficiência”, Wak Editora, escrita por Emílio Figueira, pesquisador há quarenta anos na área, reúne e preenche uma lacuna de falta de orientações seguras e específicas.
Em seis capítulos, parte de uma visão histórica e cultural da deficiência.
Revisa de forma didática o pensamento e obras de Lev Vygotsky em um diálogo contemporâneo com esse teórico da inclusão.
No contexto da Educação Inclusiva, traz subsídios de atuações psicológicas junto à alunos com necessidades educacionais especiais, alunos com transtornos de desenvolvimentos globais e alunos com altas habilidades.
No mundo da psicologia organizacional, decorre das atuações dos psicólogos junto às pessoas com deficiência que ingressam ou já estejam incluídas no mercado de trabalho formal e os reflexos positivos em suas vidas como um todo.
E, em psicologia social, foca a importância de se despertar as pessoas com deficiência, suas consciências políticas e emancipadas para que elas sejam suas próprias agentes de inclusão!
Dirigida a graduandos, profissionais da psicologia, educação, recursos humanos e afins, “Psicologia E Inclusão – Atuações Psicológicas Em Pessoas Com Deficiência”, 172 páginas, pode ser encontrada nas livrarias físicas e digitais de todo o país ou no site www.wakeditora.com.br
Mais que um livro-texto, essa é uma obra que fala de possibilidades das atuações psicológicas inclusivas!
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Emílio Figueira