“A ideia do projeto Por que Heloísa? é tirar da transparência crianças/jovens com deficiência para que todos juntos trabalhemos por um mundo inclusivo”.
Essa frase acima é da escritora Cristiana Soares, autora do livro infantil “Por Que Heloísa?”, que deu origem a esse filme. Esta semana tive o prazer de trocar mensagens com ela e conhecer mais sobre o projeto.
Segundo o seu site, Cristiana Soares deu início ao projeto Por que Heloísa?, em 2007, com a criação de um livro infantil, lançado pela Companhia das Letrinhas. Baseado em sua experiência como mãe de uma criança com deficiência, o livro narra a história da primeira infância de Heloísa, uma menina que tem paralisia cerebral e vivencia com bom humor os desafios que o cotidiano lhe apresenta em casa, nas ruas e na escola.
Em 2011, na segunda fase do projeto, a história de Heloísa ganhou continuidade e movimento em um curta-metragem em animação, com patrocínio e realização da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, em parceria com a TV Cultura de São Paulo. Além do curta, também foram produzidos o documentário “Todos com todos”, que registra experiências inclusivas na rede regular de ensino, e a versão do livro em audiobook, com narração da própria autora.
Postar um comentário
Olá, ficarei muito feliz se você puder comentar este texto.
Um abração!
Emílio Figueira